terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A AFETIVIDADE E A AUTO-ESTIMA NA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

A nossa auto-estima é preciso ser bem estimulada através das nossas ações e do meio onde estamos inseridos para que tenhamos bons resultados em tudo que realizamos.
Somos movidos pelas nossas emoções;a afetividade é necessária para que possamos nos sentir motivados, sermos reconhecidos, valorizados, gostando do que fazemos, laços afetivos recíprocos presentes com quem nos rodeia, fazem elevar a auto-estima.
Em qualquer local, situação que somos bem vistos, reconhecidos, teremos autoconfiança em nós mesmos e tendemos a passar essa energia aos que estão próximos de nós. Essa extensão deverá ocorrer na nossa vivência de sala de aula, haja visto a necessidade que é nata do ser humano ser bem aceito em seus erros e acertos, valorizados tal como é, e para o bom andamento das atividades diárias terão que ter um bom relacionamento, pois repercutirá na ação pedagógica entre professor X aluno.
Estabelecendo um relacionamento de afetividade, a prática pedagógica surtirá efeitos não só no que se refere ao conhecimento intelectual, mas também no campo afetivo levando ao crescimento pessoal, como cita o http://www.eca.usp.br/prof/moran/
Portanto, elevada a nossa auto-estima, somos capazes de ultrapassar barreiras, enfrentar desafios na nossa vida.

Nenhum comentário: